O verdadeiro risco da limpeza da orelha com DIY

Os métodos “faça você mesmo” (DIY) de limpeza das orelhas estão ganhando popularidade e cada um deles apresenta um certo nível de risco quando se trata da saúde e segurança da orelha. A maioria dos médicos e fonoaudiólogos irão alertá-lo fortemente para não os realizar. De tímpanos perfurados à cera ainda mais impactada na orelha, os desastres médicos causados ​​por métodos de limpeza das orelhas DIY são generalizados. 

 

Um objeto pontiagudo x uma membrana delicada 

Nossos tímpanos são extremamente delicados e podem ser rompidos facilmente apenas colocando uma haste flexível de algodão nas orelhas – mesmo com o toque mais leve. Embora os tímpanos perfurados possam cicatrizar, não é uma experiência agradável e muitas vezes é muito dolorosa. E, às vezes, pode levar à perda auditiva condutiva, que geralmente envolve uma redução no nível sonoro ou a incapacidade de ouvir sons fracos. Além disso, se você já usou uma haste flexível de algodão para limpar as orelhas, provavelmente empurrou grande parte da cera de volta para o conduto auditivo, e para removê-la é necessária a ajuda do otorrinolaringologista. 

 

Na verdade, a cera pode ser uma coisa boa 

É isso mesmo, nos condutos auditivos das nossas orelhas são produzidos o “cerúmen” (também conhecido como cera), que serve como proteção, mantendo a sujeira, a poeira e a água distantes. Limpar completamente as orelhas significa menos proteção e pode causar ressecamento da pele, o que pode causar infecções graves. E embora algumas pessoas acumulem mais cera do que outras, usar uma haste flexível de algodão para se livrar do excesso de cera provavelmente causará mais danos do que benefícios. 

 

Como limpar suas orelhas com segurança 

A recomendação é usar uma toalha úmida na parte externa da orelha.  Na maioria das vezes, a cera se solta o suficiente para cair sozinha durante o sono. A verdade é que nada deve ser colocado dentro das orelhas para autolimpeza. 

 

Uma limpeza cuidadosa requer habilidades profissionais 

Mas para aquelas pessoas que têm grande acúmulo de cera ou precisam de uma limpeza cuidadosa nas orelhas, a maneira mais segura de garantir que suas orelhas estejam mais limpas é consultar o otorrinolaringologista. Usando um otoscópio (um dispositivo iluminado que auxilia na observação profunda do canal auditivo), esse profissional pode avaliar sua situação e determinar a melhor conduta para sua saúde auditiva. Na maioria das vezes, seu médico pode remover facilmente a cera de maneira rápida, eficaz e sem dor. 

 

Você está preocupado com o acúmulo de cera nas orelhas? Considere agendar um check-up auditivo. Encontre hoje mesmo um centro auditivo perto de você para obter ajuda necessária.

 

Compartilhe:

Leia também