Se você está percebendo sinais de perda auditiva e começando a sua jornada para escutar melhor, saiba que o primeiro passo é procurar um atendimento fonoaudiólogo. É esse profissional que vai avaliar sua saúde auditiva e indicar o aparelho auditivo mais adequado para o seu caso.
Neste post, vamos mostrar para você como funciona o atendimento fonoaudiológico, porque ele é tão importante e quais são as dicas para se adaptar com mais facilidade ao uso dos aparelhos auditivos. Vamos lá?
O que esperar do atendimento com fonoaudiólogo?
O atendimento fonoaudiológico é uma etapa fundamental para garantir que você receba um diagnóstico preciso e a melhor orientação possível. Veja o passo a passo:
1. Avaliação inicial
O fonoaudiólogo começa com uma conversa para entender seu histórico auditivo, estilo de vida e necessidades específicas. Isso ajuda a direcionar os próximos passos da consulta.
2. Check-up auditivo
São realizados testes auditivos, como a audiometria, para identificar o tipo e o grau da sua perda auditiva.
3. Análise dos resultados
Com os dados em mãos, o fonoaudiólogo analisa os resultados dos exames e explica, de forma clara, quais são as melhores opções de tratamento e aparelhos auditivos para o seu caso.
4. Orientações e cuidados
Você receberá orientações práticas sobre como cuidar do seu aparelho auditivo, como utilizá-lo corretamente e dicas para aproveitar melhor os sons do dia a dia. Você também conhecerá os acessórios de conectividade que trazem mais praticidade e independência para a sua rotina.
5. Acompanhamento contínuo
Após a adaptação, o fonoaudiólogo seguirá acompanhando sua evolução auditiva, ajustando o aparelho se necessário e garantindo que tudo esteja funcionando da melhor forma.
Dica: Você pode encontrar o centro auditivo mais próximo de você acessando este link ou entrando em contato pelo WhatsApp: (21) 99135-7224.
O atendimento com fonoaudiólogo é quem indica o melhor aparelho auditivo para você
Cada pessoa tem um tipo diferente de perda auditiva, por isso é essencial confiar na orientação do fonoaudiólogo. Ele vai considerar não apenas o grau da perda, mas também o seu dia a dia, preferências e orçamento, indicando a solução auditiva mais adequada — inclusive com sugestões de formas de pagamento.
Primeiras semanas com o aparelho auditivo: o que você precisa saber
Começar a usar um aparelho auditivo é um processo de adaptação. Nos primeiros dias, pode parecer estranho escutar sons que estavam “escondidos”, mas isso é totalmente normal. Com o tempo e o uso frequente, seu cérebro vai se acostumar a processar novamente essas informações sonoras.
Confira algumas dicas para facilitar sua adaptação:
- Use seus aparelhos auditivos todos os dias, mesmo que por períodos curtos no início.
- Converse em ambientes tranquilos e vá, aos poucos, enfrentando situações mais desafiadoras, como reuniões ou jantares com amigos.
- Observe os rostos e os gestos das pessoas durante uma conversa — isso ajuda a complementar a compreensão auditiva.
- Posicione-se de modo que a pessoa com quem você conversa fique de frente para você e o ruído de fundo fique atrás.
- Não desanime se não entender tudo de primeira — até quem não tem perda auditiva também perde palavras de vez em quando!
E o mais importante: não desista! A persistência é a chave para uma melhor qualidade de vida sonora.
Encontre o seu fonoaudiólogo parceiro da Sonic
Se você ainda não sabe por onde começar, a Sonic Aparelhos Auditivos pode te ajudar! No nosso site, você encontra uma rede de centros auditivos parceiros com fonoaudiólogos qualificados e prontos para te atender.