Proteja a sua audição no verão: dicas para aproveitar sem riscos

A temporada de verão traz muitas atividades ao ar livre que muitas vezes são passadas com a família e amigos. Embora seja agradável e, sem dúvida, a melhor época do ano, há algumas dicas a serem consideradas para manter sua audição saudável e segura.

Qual é a relação entre os níveis de volume e o tempo?

Primeiro, vamos revisar os níveis de pressão sonora e a duração da exposição que podem causar problemas auditivos.

Os sons de secadores de cabelo, cortadores de grama e tratores variam entre 85-90 dBA e podem ser prejudiciais se expostos por um longo período, de 1 a 8 horas. Sons superiores a 90 dBA – como shows, sirenes e fogos de artifício – aumentam o risco de danos auditivos num período muito mais curto, muitas vezes em 15 minutos ou menos, dependendo da intensidade.

Verão de som: seu guia para ouvir música com segurança

Como nem sempre é possível evitar sons intensos, é melhor limitar a exposição a eles. Quanto menos tempo você passar ouvindo sons elevados, melhor. Porém, se você for à um show ou festas com música alta, leve um par de protetores auriculares para reduzir o impacto de sua exposição. Se você esquecer seus protetores auriculares, não há problema! Basta aumentar a distância do palco para minimizar o som direto que pode chegar às suas orelhas.

Quando estiver ouvindo música com fones de ouvido, preste atenção aos níveis de volume. Se estiver usando fones de ouvido para ouvir música em um iPhone® ou iPad®, agora existem Notificações de Fones de Ouvido implementadas com o iOS 14, projetadas para avisar sobre música que está muito alta por longos períodos.

Ano Novo e fogos de artifício

As festas de Ano Novo estão chegando e os fogos de artifício são frequentemente acompanhadas por fortes estrondos e explosões. Leve protetores auriculares para você e para as crianças. Além disso, é sempre uma boa ideia ficar a mais de 30 metros de distância do ponto de lançamento. Os fogos de artifício podem produzir níveis máximos de pressão sonora de 100 dB e níveis de baixa frequência ainda maiores.

Prevenção e avaliação

Não importa o cenário, mantenha a proteção auditiva como prioridade para limitar o risco de danos auditivos. Infelizmente, a perda auditiva não pode ser revertida, mas pode ser remediada com a ajuda de um profissional capacitado. A intervenção precoce é fundamental para manter uma qualidade de vida agradável, por isso não espere para procurar ajuda.

Se você acha que sua exposição a sons altos afetou sua audição, faça um check-up auditivo. Marque uma consulta com um fonoaudiólogo que possa diagnosticar sua perda auditiva e explicar como o Sonic melhora os sons do dia a dia!

Busque pelo centro auditivo mais perto de você e agende uma consulta sem compromisso:  Clique no link

Compartilhe:

Leia também